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Perguntas e respostasCategory: Dúvidas MecânicasTemperatura do óleo Mercedes OM651.911 S204 cx manual 711
Francisco Nunes asked 4 meses ago

Boa tarde,
Tenho alguns sintomas no carro e gostaria de tentar perceber melhor o que possa ser.
Acontece que em viagem de autoestrada, sempre acima dos 150 km/h, a temperatura do óleo situa-se nos 140ºC, sendo que em descidas com desaceleração completa a temperatura desce até aos 135ºC em cerca de 30 s. É normal?
A temperatura é a que é dada pela porta OBD do carro através da ferramenta de diagnóstico da Autel AP200 para o telemóvel.
Apresenta também soluços em aceleração e quebra de potência nessa situação e verifiquei que a alta pressão do common rail situou-se nos 1800 bar, sendo que este motor chega aos 2050 bar no máximo (versão biturbo de 204 cv). Esta pressão atinge os tais 2050+- bar quando a temperatura da água chega aos 95ºC e a temperatura do óleo fica nos 100ºC +-. Será problema da bomba de alta pressão? Injetores? Ou será fuga na admissão e o comando do motor não deixa atingir a pressão máxima do combustível?
Notei que realmente há fuga na admissão na zona do coletor, mas ainda não tive oportunidade de verificar melhor e também não acusa erro no diagnóstico. A fuga é pequena, mas já vaporizou algum óleo por baixo do cooler da EGR (pouco).
Os cores dos turbos foram trocados recentemente por passarem óleo. Verifiquei o respiro da tampa de válvulas e do que me pareceu não há passagem de óleo por aí. Penso que a vaporização de óleo pela tal fuga seja normal. O que não é normal é a própria fuga.
Entretanto também tem fuga de óleo que pinga para o chão. Troquei os vedantes do permutador de calor do óleo (do bloco e não do interior do permutador) e também os vedantes do copo do filtro do óleo e ainda o vedante do regulador do óleo (aquele cilíndrico que regula os aspersores de óleo para os pistões). O permutador está limpo e o óleo aparece na parte inferior do copo e no tal regulador (este gerulador é um que usa a chave de 43 mm – A6511800115). Aqui queria perguntar se pode ser o copo rachado ou o vedante interior do regulador que precisa de ser trocado também, embora não o vendam e só vendam o de borracha (azul) na origem. Ou se há algum outro ponto onde possa verter óleo naquela zona?
Na direção mais a frio tem vibrações ao virar o volante perto do final de curso para ambos os lados. Vi no youtube num caso em que eram as mangueiras de alta pressão. Não tem fuga de óleo de direção, mas na tampa do depósito do óleo da direção aparece sempre um ressoado pelo respiro da mesma, mesmo com o carro parado por 1 ou 2 dias. É a bomba? É entrada de ar nalgum ponto do circuito? Já troquei o óleo e está na mesma.
Peço desculpa pelo longo texto, mas estou com estas dúvidas todas se for possível dar alguma informação que me ajude ficaria muito agradecido mesmo.
Se fosse daí da zona já tinha ido às vossas oficinas, mas sou de Lisboa.
Obrigado e cumprimentos,
Francisco Nunes

1 Answers
Oficna tiagorochauto Staff answered 4 meses ago

Boa tarde,

Compreendemos a sua situação e dúvidas, mas sem verificar a viatura não podemos ajudar, pois pode ser inúmeras situações, é impossível diagnosticar sem verificar,
A maneira ideal é agendar um diagnóstico em um mecânico da sua confiança na sua zona, caso queira enviar o carro de reboque para cá teremos todo o gosto em ajudar,

Obrigado,

Oficinatiagorochauto

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